Compartilhe

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O PT NO GOVERNO ROSEANA É UM EQUÍVOCO

Será um erro se o PT aceitar o convite de Roseana Sarney para formar a equipe de governo.

Segundo informou ontem à noite o blogue de Décio Sá, o nome de Washington Oliveira ou um integrante do seu grupo político – a Articulação – está indicado para a Secretaria de Agricultura, na área de Agricultura Familiar.

Em que pese a importância da aliança nacional do PT com o PMDB para o sucesso da candidatura de Dilma Roussef a presidente, em 2010, a participação do PT maranhense no governo do grupo Sarney será um retrocesso ideológico no campo das forças democráticas e populares.

A tarefa da esquerda maranhense, tenho dito neste blogue, deve ser a construção de uma terceira força política protagonizada, a princípio, pelo PT e PC do B, dialogando com outros partidos.

Esta aliança já foi testada e aprovada em 2008, com a candidatura Flavio Dino – Rodrigo Comerciário à Prefeitura de São Luís.

A esquerda precisa ousar e avançar em um projeto próprio. Não pode mais funcionar como apêndice das disputas intra-oligárquicas, ora aderindo ao grupo Lago ora ao grupo Sarney.


15 comentários:

Anônimo disse...

É doloroso perceber como o nosso partido caminha para a desmoralização de seus princípios de defesa da democracia, da justiça e da construção de um "um novo Brasil", que certamene será mais possível com esse tipo de comportamento de nossos "dirigentes".
Qualquer um que viveu os duros momentos de perseguição da ditadura e tenha se empenhado na redemocratização do país e do nosso Estado, rejeitaria qualquer possível "vantagem" num governo dos Sarney. É o mesmo que jogar no lixo a história do partido e das milhares de pessoas que anonimamente sacrificaram parte de sua vida em nome de ideal que agora, para alguns, de nada valem.

Anônimo disse...

Há um grande culpado nisso tudo: o presidente Lula e sua turma. Reconheço que ele foi o nosso melhor presidente no campo administrativo, mas no campo político, para o PT do Maranhão e do Amapá, está sendo pior que os nossos maiores inimigos, pois aliou-se a eles e investe contra o próprio PT, fortalecendo aqueles a quem sempre combatemos e esmagando as lutas do povo. Afinal, o que representam o Maranhão e o Amapá para o Brasil? No Maranhão, o governo Lula fortalece exatamente aqueles que massacraram os lavradores, perseguiram os líderes sindicais e apropriaram-se dos recursos públicos, ou seja, aqueles que o elegeram e esperavam dele.

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson, se assim fosse, o PT de Washington não deveria fazer aliança sequer com o PC do B, uma vez que o partido não desgrudou da boquinha do Governo Lago nem quando o Flávio foi massacrado pelas tropas jacquistas na eleição de 2008. Além do mais, a esquerda conseqüente numa deixou passar oportunidades que poderiam lhe fazer crescer.
Bem, é só mais uma outra opinião. Aberta ao debate, claro e sempre.
abraços, Roberto Kenardgra

Marcos Franco Couto disse...

Caro Ed, o PT Estadual decidiu em suas instâncias a participação na Frente de Libertação e a participação no Governo Jackson. O suposto convite para participar do governo Roseana foi feito ao suplente de deputado Washington Luis, que fique bem claro. Ele não é o PT. E o partido, até onde sei, jamais foi convidado para integrar o governo da famiglia.

Anônimo disse...

Sei que existem muitas pessoas de má fé que aproveitam os blogues para difamarem e coisas do gênero. Mas não é esse o risco de quem tem coragem de se mostrar na construção da autoria coletiva?
Gostaria muito de poder ler comentários sobre suas matérias. Não consegui ler nenhum cometário de nenhum tema. Talvez vc me diga "é, vc ainda não concluiu sua alfabetização digital" se for isso me oriente no caminho certo.
Um abraço

Ednalva Lima

Anônimo disse...

Pelo visto meu comentário sobre o PT assumir cargos no governo Roseana vc não recebeu.
Ednalva Lima
dinalima13@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Já era prevista esta atitude da banda sarneysista do PT maranhense. Helena, Washington e cia. sempre deixaram bem claro que estavam ao lado de Roseana e sua turma.

Isnande Barros disse...

Lastimável.
Tem gente que só consegue ver o próprio umbigo.

Anônimo disse...

Pelo menos você concorda que será um erro pois já acompanhei campanhas passadas e até votando em Washington e Flávio Dino e não acredito que os discursos atenriores eram apenas oportunismo para voto e agora mostram realmente seu lado político.

Prof. ALMIR BRUNO disse...

Concordo com você Ed Wilson!! Continue assim! A vida é cheia de escolhas!!Temos o livre arbítrio!Alguns não sabem pensar no amanhã só pensam de forma imediatista! Essa adesão do PT pode desgastar mais ainda a imagem do partido!!o PT é um partido de massas eu ainda acredito nisso e pessoas como você ainda carregam esta chama!!A luta continua!Parabéns pelo seu posicionamento e coerência política!
ALMIR BRUNO

Jorge Luiz disse...

Caro Ed, vc não postou meu comentário, achou bem fundamentado?

Anônimo disse...

O cancer do PT, não é Sarney. É alguém mais próximo de vocês. Sabe quem é? é o vendido, calhorda, dissimulado, aproveitador, criminoso, baderneiro e enganador da boa fé, esse cidadão só tem um nome: Domigos Dutra. Ele é o que de pior existe na política maranhense. E ainda vai levar o PT local com ele para a bancarrota.

Tem que tirar esse canalha da direção do partido urgente.

Abraços,

Anônimo disse...

As vezes me empresiona a desonestidade politica dos petistas ao analisarem a desonestidade politicas de seu partido. O PT há muito tempo deixou de ser esquerda aqui e em qualquer lugar. Lula e Sarney são unha e carne. O PMDB do Maranhão não difere em essencia do naciona. o PT e o PCdoB estiverem com o PSDB E PMDB em centenas de prefeiruras nas eleições do ano passado.Estes partidos há muito deixaram de ser ferramentas vivas dos trabalhadores, por isso estão com Roseana. Sejam pelo menos LÚCIDOS!!!!!

Anônimo disse...

Me impressiona a desonestidade politica que os petistas tem para analisar o seu próprio partido. Lula e Sarney são unha e carne. O PMDB de Roseana em essencia não difere do nacional que apoiará Dilma, talvez com um vice. O PT e o PCdoB há muito estão mortos enquanto ferramenta de luta dos trabalhadores. Quem era de luta nesse partido ou rompeu ou foi expulso. Não é atoa que Roseana os chamou.ah, e não esqueçam ela é filha do Sarney. Sejam pelo menos Lúcidos!!!!

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson fico muito triste em ver vc reproduzindo o discurso do henrique literalmente. Ao menos vc poderia inovar, pelo menos , nas palavras. Percebo ainda que vc ainda não se conformou com o fato de não ter tido apoio na sua candidatura que não emplacou. Mas enfim, não sirva aos interesses alheios simplesmente por magoa faça por convicção!

Abraços fraternos Mário