Compartilhe

sexta-feira, 13 de março de 2009

MULTIDÃO ACLAMA JACKSON LAGO EM IMPERATRIZ, MAS DEPUTADOS COMEÇAM A DEBANDAR

Caravanas de 13 municípios da região tocantina, lideradas pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), fizeram ontem uma das mais expressivas manifestações de apoio ao governador Jackson Lago (PDT) e repúdio à cassação do seu mandato pelo TSE.

A mobilização iniciou às 16 horas, na praça Brasil, seguida de caminhada até a praça de Fátima, onde ocorreu o ato público reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, Movimento das Quebradeiras de Coco, indígenas, assentados e acampados do MST, o líder camponês Manoel da Conceição, funcionários públicos e estudantes.

A Polícia Militar não soube informar a quantidade de pessoas na passeata, mas a avenida Dorgival Pinheiro de Souza, uma das principais de Imperatriz, teve boa parte ocupada durante a caminhada.

EFEITO BRAIDE – Dos 42 deputados da Assembléia Legislativa, somente Valdinar Barros (PT) e Mauro Jorge (PMN) compareceram ao protesto. A ausência dos parlamentares governistas foi cobrada pelo animador do palanque na praça de Fátima.

Observadores políticos analisam que a cassação de Jackson Lago já esvaziou a sua base na Assembléia Legislativa. Os deputados estariam retornando ao grupo Sarney, com a possibilidade de Roseana assumir o governo.

Os parlamentares miram-se na atitude do colega Carlos Braide (PDT). Ao ver proclamada a cassação de Lago, Braide declarou que 90% dos deputados estavam insatisfeitos com o governador.

Já a participação de deputados federais no ato de Imperatriz foi maior. Dos 18 parlamentares da bancada maranhense, cinco compareceram: Domingos Dutra (PT), Carlos Brandão (PSDB), Cleber Verde (PAN), Ribamar Alves (PSB) e Julião Amin (PDT).

MORTE - Intermediados pela palavra de ordem “Xô satanás, Sarney nunca mais”, os apoiadores hipotecaram solidariedade a Jackson Lago. O mais exaltado, Domingos Dutra, reafirmou que dá a vida pelo mandato de Lago.

“Essa luta é de vida ou morte. Sarney sempre considerou o Maranhão uma fazenda e a gente como gado dele. Não vamos deixar que esse satanás bote os pés sujos no Palácio dos Leões. Temos que fazer a nossa parte. Jackson disse que dará a própria vida. Eu vou fazer a mesma coisa. Vamos resistir. Para entrar no palácio eles vão ter que passar por cima de nós”, ameaçou.

A coordenadora do MST na região tocantina, Gilvania Ferreira, anunciou que os sem terra vão fazer uma marcha em defesa do mandato de Jackson Lago. A caminhada vai partir de Vitória do Mearim dia 22 de março e chegar a São Luís dia 31. “Será um grande levante popular. Não vamos deixar que Roseana chegue no palácio porque nós estaremos lá defendendo a democracia e o povo maranhense”, ressaltou.

PONTE E CONVÊNIOS - O governador Jackson Lago encerrou o ato público prometendo inaugurar a ponte sobre o rio Tocantins, dia 20, e a continuidade das obras do estádio municipal e da rodoviária. Disse ainda que vai assinar um convênio com o prefeito Sebastião Madeira para construir, em Imperatriz, o maior hospital do Maranhão, com 240 leitos.

“Ninguém vai mais precisar ir a São Luís, Teresina, Tocantins ou Pará em busca de atendimento médico porque teremos aqui um hospital à altura da região tocantina”, sentenciou. Lago anunciou a celebração de outros convênios com o prefeito Madeira para asfaltamento de vários bairros, construção do Mercado do Peixe e de 500 casas populares.

Após falar sobre pontes e convênios, o governador encerrou a manifestação conclamando a população tocantina a defender o seu mandato, que diz ser marcado por “trabalho, honestidade, ética e aplicação correta do dinheiro público”.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bom, devo esta morando em outra cidade caro blogueiro, pq aqui em Imperatriz o que se viu vou um grupo de 500 pessoas dentre as quais a maioria veio de cidades vizinhas em ônibus patrocinados sabe lá Deus por quem, um grupo de prefeitos amilhados dentre os quais alguns na mira da policia federal por consequencia da operação rapina III e outros correligionarios que não querem perder a boquinha, no geral a populaçãode Imperatriz vez vista grossa e até se irritou com a confusão causada no trasito da cidade.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

JUNIOR,
VEJA O QUE EU DISSE NO PRIMEIRO PARÁGRAFO: ""Caravanas de 13 municípios da região tocantina, lideradas pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB)""

ENTÃO, FOI ISSO QUE ACONTECEU. UMA GRANDE PARTE DAS PESSOAS FOI TRAZIDA OU LIBERADA DAS ESCOLAS. AGORA EU NÃO POSSO FALSEAR AS INFORMAÇÕES. TINHA MUITA GENTE SIM.

NÃO TENHO SIMPATIA PELO GOVERNO JACKSON, QUE CONSIDERO A CONTINUIDADE DA OLIGARQUIA, MAS A AVENIDA DORGIVAL ESTAVA TOMADA DE GENTE. ISSO É FATO.

GRATO PELA CRÍTICA,
ED WILSON

Anônimo disse...

Ok professor,
Só acho que é uma questão de ponto de vista. Mas, fico feliz em saber que vc tbm sabe que a população de Imperatriz não deu muita importância ao "evento", prova maior, dou como exemplo o condominio onde moro onde ninguem comentou tal fato, até porque acho que no horário, todos estavam em seus respectivos trabalhos. Alias, coisa que parece não ser o forte da maoiria dos que se fizeram presentes na "manifestação" apesar dos insistentes convites da turma do Jackson

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson, o caso Braide foi noticiado somente pelo Blog do Kenard. Faltou a referência.

Marcos Ribeiro

Anônimo disse...

Vai lá rapaziada,Dutra, Jackson, Jardim e outros pilantras, vamos morrer que assim nós nos livramos todos de voces. Já vão tarde

Anônimo disse...

que que vou ganhar defendendo um governo ue não libertou porcaria nenhuma me diz ai ed wilson e o que esse dutra faz pelo maranhão aliás ele so vive com tucano ele é pt ou psdb me responde ai

PEQUENO APRENDIZ disse...

Caro Ed Wilson, Essa debandada já era prevista. No dia 28 de Fevereiro eu postei no meu blog isanilsondias.blogspot.com um artigo com o título A Balaiada e os murista no balaio.Esse é o reflexo do oportunismo de muitos que usufruiram bem do governo Jackson.
Grande abraço e sucesso!
Isanilson Dias

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Junior,
Postei um novo texto hoje, tentando explicar porque Jackson foi bem recebido em Imperatriz. Dê uma lida e critique.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marcos,
Minhas desculpas a você e ao Kenard pela referência ausente. O caso Braide é furo do Kenard. Faço justiça.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ianilson,
Se Roseana assumir, toda a base libertadora voltará para os braços do Sarney. O discurso anti-oligarca vai sumir feito sonrisal no copo d'água.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Você que fez o comentário como "anônimo", por gentileza identifique-se na próxima vez. Terei o maior prazer em comentar.
Ed