Compartilhe

domingo, 11 de janeiro de 2009

CASAL ASSALTADO DESABAFA EM PROSA E VERSO

A bióloga Luzenice Martins e o compositor Luis Lima foram mais duas vítimas de assalto em São Luís.

Sete homens armados entraram em uma loja e levaram vários objetos dos clientes. Ninguém ficou ferido. Além de não reaver os pertences, o casal Martins e Lima não conseguiu registrar sequer um boletim de ocorrência.

A Polícia Civil, também vítima de um tipo de violência (a salarial), está em greve.

Veja abaixo o desabafo.

O MEU BOLETIM DE OCORRÊNCIA (BO)

Hoje, 09/01/09, fui assaltada.

Eu, meu marido e dezenas de clientes e funcionários de uma rede de lojas de departamento do Maranhão (Gabriela).

Sete "homens" muito bem armados ou abastecidos de armas.

O que eu pude ver, com duas em uma só mão.

Atentaram contra a vida de um "monte" de gente sem nenhum valor!

Humilhados, nervosos, orando, chorando e se arrastando. Idosos, crianças, grávidas. Ainda não me apareceu ninguém dos Direitos Humanos.

Depois da degradação, a peregrinação. Os policiais, chegaram depois.

Lembro de um numa posição muito sintomática: braços cruzados, olhar sisudo, não deu uma palavra.

A despeito de ter um "monte" de gente nervosa e chorosa.

O BO não é com eles, é com a Civil, que está de greve!!! Porque o Gov não cumpriu o acordo que fez com eles.

Pra que serve mesmo um BO?

Não inventaram nenhum outro documento pra esse contexto! Genial! Só tem ou só pode o BO.

Todas as nossas queixas procedem! Mas ali não sai BO! Ooooh!15 minutos depois, o carro do gerente que os assaltantes levaram já está de volta! Denota boa comunicação!

Não sei de quem com quem!? O policial que nos acompanha até o carro diz que "tá tudo jogado", "a culpa é do Governador".

Disse que eles não têm nem colete à prova de bala. No plantão pro BO, longe dali, o Agente: o "sistema caiu"! "Só amanhã"!

"Não há nenhuma alternativa a um sistema caído?" Voltar amanhã! "A culpa não é nossa"; é do SISTEMA DE SEGURANÇA que decide que BO só pelo sistema!!!

Se a queixa chegar no Governador, de quem mesmo será a culpa? Ao contrário de um amigo que teve recentemente sua casa invadida, não recorri a nenhum dos telefones de autoridades que tenho. E são muitos!

Só queria que o SISTEMA tivesse funcionando, pra não ter que recorrer a nenhuma pessoa física.

Pra não me sentir usurpada moral, cívica e psicologicamente, recorro a você fazer circular o meu BO. Pra não perder as esperanças de construir sociedades mais justas.

Luzenice M. Martins (bióloga, servidora pública do Estado do Maranhão)

O BO DO MEU MARIDO
"CELEBRIDADES E QUADRILHAS"

Estado inerte, sem competência, nomeia o crime de organizado
Sistema burgo, decadente, politiqueiro e aliciado
A imprensa manipulada, maquiada e muquirana
Caçadores de recompensas, usurpadores da lei
Bandoleiros de judas


A mídia traz as celebridades
A mídia traz as celebridades


Polícia bandido
Bandido polícia
Com raras exceções
O resto é quadrilha


A qualquer momento, uma dura
Encosta o carro, mão no capô, documento
Tu tá em cana, tu tá ferrado
Libera um qualquer, senão tá autuado


A qualquer hora, um esculacho
Assalto, passa a grana, o relógio, cidadão desinformado
Tu tá no rodo, tu tá "robado"
Se vacilar, é um abraço.

Luis Lima (compositor e comerciante no Estado do Maranhão)

Um comentário:

Lu disse...

Ed,
Registro aqui o meu agradecimento à publicidade do nosso desabafo. De uma forma estranha, até, a repercussão nos dá um pouco de alento.
Agora, de posse do BO, vou investigar pra que ele serve, além de tirar novos documentos. E dar continuidade à denúncia.
obrigada,
Luzenice