Compartilhe

sexta-feira, 27 de junho de 2008

ALUNOS DE JORNALISMO FAZEM EXPOSIÇÃO DE TEXTOS

Estudantes do segundo período de Jornalismo da Ufma vão apresentar a exposição “Uma palavra, vários sentidos”, nesta sexta-feira, 27 de junho, às 16 horas, no campus de Imperatriz. A mostra será exibida em banners, contendo textos dos alunos da disciplina Redação Jornalística, ministrada pelo professor Ed Wilson Araújo.


O trabalho foi realizado em equipes. Cada grupo produziu seu texto a partir de uma palavra geradora, buscando seus múltiplos significados em diversas áreas de conhecimento: música, cinema, lendas, mitos, Literatura etc. Resultado de oficinas de produção textual, os trabalhos contemplam as expressões: fé, pedra, negro, ciclo, cavalo, roda, beijo e pé.


“A atividade visa proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar os múltiplos significados da língua portuguesa. Buscamos inspiração no programa Comentário Geral, da TV Cultura, em que uma determinada palavra ganha várias interpretações. Essa experiência com os estudantes de Jornalismo mostrou-se produtiva e reveladora da criatividade em torno da escrita”, explicou o professor Ed Wilson Araújo.


O programa Comentário Geral foi exibido em sala de aula e os alunos puderam perceber a riqueza de significados de uma palavra. Depois a turma fez a leitura de textos semelhantes ao programa televisivo. Nessa etapa da oficina o professor explorou palavras do cotidiano, como galo, caminhada e ponte, apresentando crônicas de sua autoria nas quais buscou a diversidade de sentidos a partir de uma só expressão.


Após a leitura das crônicas, as equipes produziram oito textos em prosa, correspondentes às palavras fé, pedra, negro, ciclo, cavalo, roda, beijo e pé.


A oficina também serviu para estimular a criatividade dos futuros jornalistas, estimulando-os a observar, pesquisar e produzir textos a partir de situações variadas, com exercícios de narração, descrição e dissertação.


Referências a situações locais, nacionais e internacionais perpassaram a produção das equipes. Na palavra cavalo, houve menção ao nome de guerra do time de futebol de Imperatriz, o Cavalo de Aço, e reflexões sobre a Filosofia oriental chinesa. “O Ano do Cavalo é associado a um tempo de coragem e ousadia”, afirma o texto da equipe formada por Allana, Ângela Barros, Fernando Hauffer, Karine Carlos e Mab Nathasje.


Em uma outra produção, sobre a palavra ciclo, a prosa tenta definir o tempo da vida. “Tantos ciclos, tantas vidas. Se ciclo é algo sem início e sem fim, então a vida não existiria, pois a vida é um ciclo com começo, meio e fim, um ciclo bem definido”, filosofa o texto de Adenilson Silva, Jadiel Reis, Luís Carlos Lima, Narcisio Ferreira e João Rodrigues.

Nenhum comentário: