Compartilhe

segunda-feira, 21 de abril de 2008

“Coligação” é maioria no PT

As chapas que defendem a coligação do PT com outros partidos da base do governo Lula (PC do B, PDT e PSB) conquistaram a maioria dos votos no encontro de ontem, derrotando a proposta de candidatura própria petista.

Somadas, as chapas da Articulação (liderada pelo ex-deputado Washington Luiz) e do gabinete da deputada estadual Helena Heluy tiveram 464 votos contra 407 votos da chapa vinculada ao deputado Domingos Dutra, que defende a candidatura própria de Bira do Pindaré.

Com esse resultado, a tese da coligação tem direito a 110 delegados no encontro municipal do próximo domingo 27 e a chapa “Bira prefeito” conta com apenas 96 delegados.

Dutra vai tentar inviabilizar os delegados da chapa “Esquerda Unida”, liderada pela deputada Helena Heluy, alegando que não obteve 10% dos votos do encontro, instituindo uma espécie de “cláusula de barreira”.

A executiva municipal do PT reúne-se amanhã para apreciar a situação da chapa de Helena, mas a tendência é assegurar a participação dos delegados no encontro do dia 27. A parlamentar defende aliança com o PC do B.

No fundo, a tentativa de excluir o coletivo de Helena Heluy visa pavimentar o caminho para uma aliança com o PDT, tendo Bira do Pindaré candidato a vice de Clodomir Paz – candidato preferido do prefeito Tadeu Palácio.

A proposta de candidatura própria é apenas para demarcar posição e ampliar as possibilidades de diálogo com o PDT.

Um comentário:

Francisco José Araujo disse...

Bira quer se coligar com o PDT ou com Tadeu Palácio?