Compartilhe

quinta-feira, 17 de abril de 2008

“Articulação” defende aliança na eleição municipal

Neste domingo (20) os filiados do PT em São Luís vão definir a tática eleitoral do partido para as eleições municipais de 2008. Três chapas estão registradas.

Duas defendem coligação: uma vinculada ao gabinete da deputada estadual Helena Heluy e outra da Articulação, liderada pelo ex-deputado federal Washington Luiz, com a chapa “Construindo uma nova São Luís”.

O coletivo vinculado a Heluy prefere aliança com o PC do B. A Articulação vai definir posteriormente a formação da chapa majoritária.

A defesa da candidatura própria é assinada pelos setores vinculados ao deputado federal Domingos Dutra.

Veja abaixo o manifesto da chapa “Construindo uma nova São Luís”
Nossa chapa “Construindo uma nova São Luís” é o resultado da construção coletiva de petistas militantes dos movimentos populares, juventude, mulheres, negros, sindicalistas e de tantos outros companheiros e companheiras oriundas das lutas democráticas.

Representamos o sentimento de centenas de petistas que participaram do PED 2007, construindo a vitória histórica da chapa. E agora marcham juntos no Diretório Municipal, em uma gestão democrática e participativa, baseada na construção partidária de base, na militância nos movimentos sociais e na visibilidade do PT de São Luís como uma das principais forças do cenário político.

O PT hoje está no foco de todos os debates sobre a sucessão municipal, graças ao empenho de cada militante, da base à direção. Esse mérito é de todos que ajudam a construir o partido cotidianamente. Portanto, a decisão a ser tomada sobre o melhor caminho do partido nas eleições 2008 é de grande responsabilidade.

Imbuídos desse sentimento de responsabilidade coletiva, defendemos como TÁTICA ELEITORAL a COLIGAÇÃO com os partidos recomendados pela direção nacional do PT como prioritários na política de alianças: PC do B, PDT e PSB.

O PT precisa ousar na tática e perceber a necessidade de somar forças no campo democrático e popular de São Luís, tornando-se protagonista de uma aliança com viabilidade eleitoral e perspectivas de futuro na disputa de poder no Maranhão.

Em que pese a qualidade e a trajetória de luta dos nomes propostos pelo PT, a tese da candidatura própria não agrega forças políticas e materiais suficientes para enfrentar a disputa eleitoral que se apresenta altamente competitiva.

Nas experiências anteriores, em que o PT disputou com candidatura própria, o nosso desempenho ficou aquém do desejado, a ponto de reduzir em 50% a bancada na Câmara Municipal e posteriormente zerando a nossa representação parlamentar em São Luís.

Entre a fragilidade da candidatura própria e a construção de uma aliança concreta, não há dúvidas que o melhor caminho para o PT é a COLIGAÇÃO com os partidos da base do governo Lula.

Na COLIGAÇÃO o PT SERÁ PROTAGONISTA do diálogo com as forças democráticas, da construção do programa de governo, na participação da sua militância na condução da campanha. Esse conjunto de fatores vai proporcionar ao partido um desempenho positivo nas eleições e agregar forças para cenários futuros.

No cenário da COLIGAÇÃO, precisamos tomar como centro da tática a ELEIÇÃO DE VEREADORES DO PT. Não podemos mais ficar ausentes da representação parlamentar na capital - o maior colégio eleitoral do Maranhão - projetando novos atores políticos essenciais à construção partidária.

Além da ELEIÇÃO DE VEREADORES, a COLIGAÇÃO eleva o PT à condição de um dos principais interlocutores junto aos outros partidos da base do governo Lula. Ao contrário da candidatura própria, que leva ao isolamento, a aliança dá ao PT plenas condições de participar ativamente do processo eleitoral na condição de PROTAGONISTA na chapa majoritária.

O PT tem NOMES EXPRESSIVOS para compor uma CHAPA COMPETITIVA de VEREADORES e conquistar vagas na Câmara. São companheiros e companheiras oriundos dos movimentos populares, sindicatos, instituições públicas, Universidades e nos mais diversos campos de atuação.

Não podemos ficar isolados com uma candidatura própria que só atende a interesses individualistas. É fundamental, ainda, construirmos uma aliança que tire o PT da área de influência do PSDB.

O nosso partido não pode funcionar com sublegenda dos tucanos. Somos um dos principais atores políticos de São Luís e precisamos agir com responsabilidade coletiva, pensando no crescimento e fortalecimento da legenda.

Vamos dialogar com outras forças partidárias e construir um programa de governo para a cidade, pautado na transparência administrativa, na participação popular e na inclusão social.

Essa é a tarefa urgente do PT. Vamos juntos, CONSTRUINDO UMA NOVA SÃO LUÍS! PT PRA VALER, COLIGAÇÃO PRA VENCER.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse manifesto mostra a fragilidade da legenda que, mais que em outro lugar, é multifacetada. O PT jamais será uma agremiação forte no Maranhão se não conseguir andar com seus próprios pés. Antes de capitular diante das dificuldades, é preciso unir, demolir vaidades, ultrapassar as veleidades dos projetos personalistas pessoais e transformar o partido numa leganda forte. Ou, a exemplo do processo histórico de enfraquecimento do PT no Maranhão, neste capítulo eleitoral municipal o PT ficará, uma vez mais, à reboque de siglas que não têm a estrutura do PT mas estão mais organizados e unidos em seus objetivos.